Posição da FEPS sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia ‘Save Cruelty Free Chamada para Ação 1

Posição da FEPS sobre a Iniciativa de Cidadania Europeia ‘Save Cruelty Free Chamada para Ação 1

Publicado por

Chamada para ação
1. Os testes de cosméticos em animais foram totalmente proibidos desde 2013 e, portanto, os objetivos da iniciativa de cidadania europeia “Salvar Cosméticos Livres de Crueldade” foram alcançados. A FEPS e as suas organizações membros apoiam a implementação desta proibição contínua de testes cosméticos.
2. Apelar à Comissão Europeia para que continue a reiterar a regulamentação eficaz e apropriada da utilização de animais em investigação através da Directiva 2010/63/UE da UE “sobre a protecção dos animais utilizados para fins científicos”.
3. A Comissão da Indústria, Investigação e Energia do Parlamento da UE deve realizar um inquérito sobre a inovação, descoberta e liderança científica na Europa e sobre os obstáculos ao desenvolvimento de tratamentos novos, mais seguros e mais eficazes.
Fundo
A iniciativa de cidadania europeia “Para a protecção dos produtos cosméticos sem crueldade animal e uma Europa sem testes em animais” (“Salvar Cosméticos Livres de Crueldade”) visa impor uma proibição geral da investigação que envolva animais na Europa, sob o pretexto de uma proibição de produtos animais. testes na área de desenvolvimento de cosméticos.
Estas experiências já foram proibidas nos estados membros da UE desde 2004, com maior rigor em 2009 e 2013 e a FEPS e os seus membros apoiam esta proibição e a sua implementação contínua.
Na Europa, não podem ser comercializadas substâncias específicas para cosméticos testadas em animais.
A Federação das Sociedades Fisiológicas Europeias (FEPS) e as suas organizações membros estão preocupadas com o facto de esta iniciativa pretender apenas ser um pretexto para uma proibição mais ampla da utilização de animais em todas as investigações até 2024.

Por favor, leia todo o consenso em pdf [+ aqui].

Partilhar:

Deixe um comentário

Notícias Relacionadas