Realizou-se entre 2 e 8 de Outubro do corrente o I Encontro Luso-Brasileiro de Fisiologia, um evento que pretendeu marcar uma relação fraterna, cultural e cientifica entre estas duas sociedades irmãs, até agora nunca conseguida.

Considerado ainda o contexto pandémico em que esta realização teve lugar, resulta ainda maior o significado histórico e civilizacional embutido nesta mensagem. A determinação em aproximar o conhecimento em Fisiologia nestas duas extremas do Atlântico, partilhando a mesma língua, a mesma cultura, os mesmos objetivos. Será certamente a primeira de muitas realizações.

A realização deste acontecimento envolveu parceiros de extraordinária relevância no mundo da Fisiologia, para além do amplo apoio governamental (federal e estadual) recebidos .

A sessão de abertura, do I Encontro Luso-Brasileiro de Fisiologia (no dia 2) bem como do 55º Congresso Anual (no dia 4) contaram com a presença do nosso Chairman Luis Monteiro Rodrigues que reiterou os nossos agradecimentos à organização, em especial à Direção da SBFis , e a todos que tornaram possível esta enorme realização.

O 55º Congresso Anual da SBFis contou com mais de 900 participantes e cerca de trezentas submissões de trabalhos. A Fisiologia Portuguesa teve uma representação digna, envolvendo sies plenárias e dois workshops, conforme segue :

 

 

Lecture 1

Mismatch novelty exploration training shaping of hippocampal synaptic plasticity and cognition and the role of disinhibition and VIP expressing interneurons.

Diana Cunha-Reis1,2.

1Departamento de Química e Bioquímica, and 2Biosystems & Integrative Sciences Institute (BioISI), Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal. This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..

 

Lecture 2

 

Autism - a disorder of motor coordination and sensory integration

Carlos Nuno Filipe, NOVA Medical School, Dep Physaiology. Lisboa Portugal

 

Lecture 3

Invisibles – A New Frontier in Biomedical Sensing

Hugo Plácido da Silva, IST U Lisboa           

 

Lecture 4

Physiological Computing - Using Biosignals in a Different Way

Hugo Alexandre Ferreira , IBEB FCUL, U Lisboa

Lecture 5

Neuromodulating metabolic diseases: the carotid body magic circuit!

Silvia V. Conde

CEDOC, NOVA Medical School, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade NOVA de Lisboa

 

WorkShop 1 (8h)        Physiological Computing

Workshop 2 (8h)         Looking “to&through” the skin window – new insights into human physiology

Várias comunicações foram ainda apresentadas sob a forma de Poster, proporcionando uma informação mais detalhada sobre a focagem dos grupos de fisiologia aqui representados.

Os Proceedings desta reunião serão publicados na revista Biomedical and Biopharmaceutical Research 17.2_2020

 

Go to top
JSN Sky 2 is designed by JoomlaShine.com | powered by JSN Sun Framework